JORNAL DA FRONTEIRA, 21 de janeiro de 2022
20 de dezembro de 2021

Verão 2021/2022 será mais quente que o normal em SC

Obviamente que teremos dias não quentes, mas de maneira geral a previsão é que tenhamos a presença de massas de ar quente por dias seguidos

Verão 2021/2022 será mais quente que o normal em SC

Lembro que no próximo dia 21 de dezembro, terça-feira, precisamente às 12h59min teremos o começo oficial da estação mais quente do ano, o verão. O começo com data e hora marcada é astronômico, ou seja, é quando o sol ilumina mais, menos ou de maneira igual os dois hemisférios do planeta.

No caso do solstício de verão para nós é o dia e o momento que recebemos mais energia do sol do que o hemisfério Norte. Por curiosidade, também é o dia que tem mais horas de dia do que de noite do ano.

O que esperar do verão em SC?
Entre outras influências este ano teremos o La Niña. Para quem não lembra, é o resfriamento das águas do oceano Pacífico na linha do Equador com fortalecimento do vento nesta região.

Verão mais quente em SC
Na temperatura a previsão é que elas fiquem mais elevadas do que o normal ao longo da estação, ou seja, teremos um verão mais quente. Aqui é importante pontuar que estamos falando de um período de 3 meses.

Obviamente que teremos dias não quentes, mas de maneira geral a previsão é que tenhamos a presença de massas de ar quente por alguns dias seguidos. Destaco que em algumas oportunidades as noites deverão ser um pouco amenas/frias. Claro que mais na Serra, mas vale o destaque.

Chuvas
Lembro que nesta época do ano o mais comum é ter a chuva em forma de pancadas normalmente entre meio e final de tarde para o início da noite. Isso porque a chuva está mais alinhada com aquecimento diurno.

A previsão é que tenhamos um período com chuva dentro do padrão da época do ano, mas com certa irregularidade. Isso quer dizer que em pontos do Estado – sobretudo no Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste – a chuva tenda a fica abaixo do padrão.

Fonte: Diário Catarinense