1 de agosto de 2022

Túnel misterioso é encontrado durante reforma em universidade na Argentina

Pedreiros trabalhavam em uma reforma na Universidad Nacional de Misiones – Unam, da cidade de Apóstoles, quando encontraram o poço e o túnel

Túnel misterioso é encontrado durante reforma em universidade na Argentina

Pedreiros que trabalham na reforma do prédio da Faculdade de Ciências Exatas, Químicas e Naturais da Universidad Nacional de Misiones – Unam, em Apóstoles, na Argentina, cidade há pouco mais de 340 km da fronteira, tiveram uma surpresa quando tentavam cavar o chão.

Os fatos se deram na última quarta-feira, 27, quando ao escavarem um pouco mais fundo que o habitual, os trabalhadores encontraram um poço que teria entre 30 e 40 metros, e uma espécie de túnel antigo.

A descoberta gerou interesse imediato nas redes sociais e veículos de comunicação, onde alguns internautas acreditam que se trate de obras construídas por missionários jesuítas ou fugitivos nazistas, ou ainda servido como esconderijo durante a última ditadura militar no país.

No entanto a explicação mais provável, é de que se trate da antiga construção do Clube Social da cidade, obra que data de 1939. À época, era comum a existência de estruturas subterrâneas usadas como “geladeiras” para a conservação de alimentos e bebidas.

Tanto o poço quanto o túnel ou porão, estão em bom estado de conservação. O túnel possui as características de um depósito, cuja entrada principal estaria no lado oposto ao que foi escavado.

A direção da Unam ainda não decidiu o que fazer com o achado.