4 de agosto de 2022

Tri-Fronteira promove 1º Seminário Internacional de Turismo

Evento foi realizado no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira, e contou com a presença de importantes autoridades à nível regional e estadual

Tri-Fronteira promove 1º Seminário Internacional de Turismo

Os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, através do Comitê Territorial La Frontera, promoveu na quarta-feira, dia 03, o 1º Seminário Internacional do Turismo, com o objetivo de promover e fomentar as atividades turísticas na região. O evento contou com a parceria da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – Santur, e o Sebrae.

O encontro contou com a presença de importantes autoridades locais, regionais e estaduais. O presidente do CIF e prefeito de Bom Jesus do Sul, Helio Surdi; prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto; Ministro do Turismo da Provincia de Misiones, José Maria Arrua; o prefeito de Bernardo de Irigoyen, Guillermo Fernandez; presidente da Câmara de Dionísio Cerqueira, Luiz Fernando Zabot de Mello; presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Mané Ferrari; diretora da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta; gerente da Regional Sul do Sebrae, Cesar Colini; dentre outras lideranças políticas, segurança pública e da sociedade civil.

O 1º Seminário Internacional do Turismo foi proposto pelo Eixo de Turismo do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, que abrange 12 municípios paranaenses, 19 municípios do lado de Santa Catarina, e ainda os municípios do lado Argentino da fronteira.

“O objetivo principal desse seminário é integrar esses municípios, e fazer um networking entre empresários e pessoas que atuam ativamente no turismo. Buscando ainda fomentar essas atividades em nossa região, fazendo do nosso território um destino turístico transfronteiriço, trabalhando a cooperação, integração e a atuação principalmente dos empresários no protagonismo local em suas cidades”, comentou a presidente do Comitê Territorial La Frontera, Talita Casagrande.

Helio Surdi, presidente do CIF e prefeito de Bom Jesus do Sul, ressaltou a importância do evento para a Tri-Fronteira, que se torna um marco na busca pelo crescimento e progresso de toda a região.

“O evento mobilizou a Tri-Fronteira e a expectativa é que esse encontro traga muitos benefícios para a região, que tem além do Turismo de Compras, várias outras áreas que merecem ser exploradas, e que sem dúvida com o trabalho em conjunto e contando com o apoio das entidades certas trarão ainda mais progresso para as nossas cidades gêmeas”, destacou Helio Surdi.

Thyago Gnoatto, prefeito de Dionísio Cerqueira destacou a importância do seminário que coloca o município em destaque a nível regional e nacional.

“Estamos lutando para colocar a nossa Fronteira no mapa do desenvolvimento de Santa Catarina, do Paraná e do Brasil, e fazer com que os nossos potenciais sejam alavancados, então a realização desse seminário segue nessa linha, prova disso é a presença de representantes da Argentina, do Estado do Paraná e de Santa Catarina, em uma grande união juntamente com a sociedade civil organizada, Associação Comercial, de modo que certamente a partir dessas ações conjuntas conseguiremos chamar a atenção das autoridades dos estados e também nacional para esse grande potencial que temos e que podemos vir a desenvolver aqui na nossa fronteira, e é isso que a gente está buscando”, destacou Thyago.

O prefeito de Bernardo de Irigoyen Guillermo Fernandez, destacou a importância do trabalho realizado na região sempre em conjunto e pensando em ações que buscam o progresso e fortalecimento dos municípios.

“O turismo movimenta em grande parte mobiliza a nossa região, seja aqueles visitantes que passam por aqui ou que vem pra fazer suas compras, sem dúvidas esse evento garantirá ainda mais nosso crescimento como municípios e como região, que trabalha e cresce junta”, destacou Guillermo.

O gerente da Regional Sul do Sebrae, Cesar Colini, destacou as ações já desenvolvidas no município para o desenvolvimento do capital social, e afirmou que a instituição tem o objetivo de apoiar as ações de turismo na região para garantir o desenvolvimento das políticas públicas que incentivem o setor.

“Nós estruturamos esse primeiro seminário que vai ser a porta de entrada para outros eventos na linha do turismo aqui na região e nós pretendemos que a partir desse primeiro seminário internacional estabelecer um plano de ação junto aos empresários, junto ao poder público, para assim discutirmos o futuro dessa região, baseado na questão do Turismo”, afirmou o Cesar.

O ministro José Maria Arrua, destacou a importância das ações em conjunto realizadas pelos municípios da Tri-Fronteira, e afirmou que a realidade vivida na região é única garantindo dessa maneira o progresso das cidades e região. “Quando trabalhamos juntos, passamos a conhecer a realidade de um e outro, e assim com ações em conjunto podemos alcançar grandes objetivos e conquistas para a Tri-Fronteira”, afirmou.

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab acompanhou o evento e destacou a importância da união dos municípios da região para o fomento do turismo.

“O turismo, em todos os segmentos, especialmente o de compras, é uma das principais atividades que movimentam a economia da nossa região, assim como o turismo de negócios, e poder realizar esse seminário nos permitirá trazer uma visibilidade maior para nossa fronteira, essa ação tende a fortalecer a nossa região, e permitirá que as pessoas de fato conheçam a nossa fronteira, nossas potencialidades, realidades é peculiaridades”, afirmou Raquel Schwab.