23 de junho de 2022

Sessão especial na Alesc comemora 50 anos da Ocesc

Com o objetivo de celebrar os 50 anos de fundação da Organização das Cooperativas de

Sessão especial na Alesc comemora 50 anos da Ocesc

Com o objetivo de celebrar os 50 anos de fundação da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), a Assembleia Legislativa (Alesc) promoveu na noite de quarta-feira (22) uma sessão especial. A Organização completou 50 anos em 2021, entretanto, por conta das restrições da pandemia, a sessão especial foi realizada em 2022. Na ocasião, também foram homenageadas 24 personalidades que se destacaram por suas contribuições para o desenvolvimento do associativismo no estado.

O presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), lembrou da importância das cooperativas para a economia catarinense, especialmente do ramo crédito e agronegócio, e do trabalho da Assembleia no apoio ao cooperativismo catarinense.

“Este encontro é uma valorização que a Alesc presta para as cooperativas e para aquilo que o cooperativismo representa em Santa Catarina. Hoje, o Estado tem 3,5 milhões de associados, ou seja, quase metade da população é associada às cooperativas”, agradeceu o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin.

Além de Sopelsa, participaram da sessão os deputados Marcos Vieira (PSDB), Mauro de Nadal (MDB), José Milton Scheffer (PP), Valdir Cobalchini (MDB), Fabiano da Luz (PT), Jerry Comper (MDB), e o deputado licenciado Altair Silva (PP).

História da Ocesc

A Ocesc foi criada em 28 de agosto de 1971, a partir da Lei 5.764/71, que definiu a Política Nacional do Cooperativismo, Há mais de 50 anos, a Organização trabalha no registro, na representação institucional e sindical patronal, atua para o desenvolvimento, fomentando a criação de novas cooperativas.

Atualmente, Santa Catarina tem 255 cooperativas filiadas. Em 2021, a entidade registrou um crescimento de 37,32%, o que equivale a mais de oito vezes a expansão verificada no PIB brasileiro no mesmo período (4,6%).