10 de maio de 2022

Servidores da Assembleia recebem dicas para uma vida mais saudável

Palestra ministrada pelo médico e deputado Dr. Batista tratou de ações preventivas na área da saúde

Servidores da Assembleia recebem dicas para uma vida mais saudável

Palestra ministrada pelo médico e deputado Dr. Batista tratou de ações preventivas na área da saúde

Servidores da Assembleia Legislativa do Paraná participaram nesta segunda-feira (09) de uma palestra com dicas para ações preventivas na área da saúde como fator necessário para melhoria da qualidade de vida. A palestra “Medicina Preventiva” foi ministrada pelo deputado e médico Dr. Batista (União Brasil), em evento foi promovido no Plenário da Assembleia.

Durante cerca de uma hora, o parlamentar falou aos servidores de forma didática e bem humorada, dando dicas de saúde, higiene e de mudanças de hábitos alimentares. Ele também tratou sobre a importância da prática regular e constante de exercícios, alertando para os riscos da automedicação.

O deputado, que é médico gastroenterologista com especialidade em cirurgia do aparelho digestivo, reforçou que com poucos cuidados, como o simples fato de beber água, é possível prevenir doenças. Batista também expôs os riscos de uma alimentação mal balanceada, da falta de exercícios e do stress elevado. Segundo ele, estes fatores poderem resultar em doenças graves e de difícil tratamento.

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Dr. Batista contou que ministra a palestra com informações com dicas médicas de prevenção há 38 anos. Segundo ele, que não há segredos para se ter uma vida saudável. “Podemos prevenir as piores patologias que existem. A longevidade vem da prevenção. Com a alimentação adequada, ouvindo os profissionais da saúde, a pessoa vai ter uma vida longa”, revelou.

Dicas

Entre as principais dicas dadas pelo parlamentar estão a importância de uma alimentação variada, rica em fibras, com preferência para verduras, legumes, frutas e cereais; da prática regular de algum tipo de atividade física e da ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. “Quem toma uma água quando acorda? Quando você faz isso, tira todas as impurezas do corpo. Temos de tomar bastante água. Você é o que você come. É tão difícil ter uma boa alimentação? Precisamos de uma alimentação balanceada”, reforçou.

Entre as atitudes a serem evitadas, Dr. Batista disse que é preciso evitar a alimentação em excesso; também destacou que não se pode dormir logo após as refeições, para evitar a má digestão e o refluxo; por fim, o deputado frisou a importância de se evitar a automedicação que, além de intoxicações graves, pode provocar o mascaramento de doenças. “Cuidado com automedicação. Cada remédio que você toma sem orientação, você pode estar danificando seu rim ou seu fígado”, alertou.

Créditos: Dálie Felberg/Alep

Foto: Divulgação