21 de junho de 2022

Programa de calcário subsidiado é realizado em Flor da Serra do Sul

Para ter acesso ao programa o produtor precisa arcar apenas com os custos do frete até a propriedade

Programa de calcário subsidiado é realizado em Flor da Serra do Sul

Por meio da secretaria de Agricultura de Flor da Serra do Sul, a administração municipal, está beneficiando mais uma vez, os produtores de grãos com a entrega de calcário nas propriedades. As informações são do secretário da pasta, César Lameira.

“A medida vem para trazer mais conforto e tranquilidade aos agricultores e faz com que se reflita na melhor qualidade do produto na hora da colheita. Em torno de 100 produtores devem ser beneficiados pelo programa”, comentou o secretário.

De acordo com Lamera, para ter acesso ao benefício o produtor precisa apresentar a análise de solo que demonstre a necessidade de uso do calcário, a nota de produtor, e fazer o cadastramento diretamente na secretaria, e arcar apenas com o valor do frete.

“Cada grupo familiar terá direito ao máximo de 40 toneladas de calcário, que já foi pago pela administração, ou seja, após o cadastro o produtor precisa apenas nos avisar e repassar os dados do caminhão que irá buscar a carga, que nós faremos a liberação diretamente com a empresa”, explicou César.

Lamera comenta ainda que no caso de que o produtor não precise de tanta quantidade, ele poderá dividir a carga de 40 toneladas com algum vizinho.

“Para esses casos nós fazemos a divisão em dois ou três produtores, e liberamos a carga. Depois eles dividem de acordo com a quantidade que cada um necessita”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Lamera, o calcário é específico, se tratando do calcístico.

“O calcário calcístico é um produto de excelente qualidade, sendo que já trabalhamos o ano passado com ele e o resultado foi muito bom, e por isso decidimos continuar com o mesmo. A nossa intenção com toda nossa equipe é ter sempre em consideração o que que é melhor para nossos produtores”, afirmou Lamera.

Conforme o secretário, os programas tem o objetivo de auxiliar cada dia mais os produtores do município de Flor da Serra do Sul.

“Diversos produtores já foram contemplados com o programa, mas a forma da contratação do frete depende deles. Estamos indicando pessoas que têm caminhão no nosso município para prestarem o serviço; assim, damos uma força pra eles também. Temos que valorizar a nossa gente”, finalizou o secretário.