14 de junho de 2022

Oficinas são realizadas em parceria com a secretaria de Educação e Epagri

O município de São José do Cedro está promovendo as oficinas culturais todas as quartas-feiras

Oficinas são realizadas em parceria com a secretaria de Educação e Epagri

A administração municipal, através da secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Epagri, está promovendo as oficinas culturais. Os encontros acontecem todas as quartas-feiras no CTG Mate Amargo, e tem o objetivo de fortalecer a alimentação saudável e orientar as pessoas a buscar alternativas em plantas e na natureza.

Neste primeiro momento as oficinas estão voltadas para as plantas medicinais. Ao todo cerca de 30 pessoas estão participando dos encontros.

A primeira oficina aconteceu, no dia 25 de maio, quando os participantes aprenderam sobre o uso correto das plantas e suas propriedades terapêuticas. Eles receberam orientações sobre a colheita de chás, secagem, e formas de preparo (infusão, decocção, chá frio e dosagem).

O segundo encontro ocorreu em 1º de junho, quando foi tratado a respeito das Plantas Alimentícias não convencionais – Pancs, e sais temperados. Foram preparadas diversas receitas e pratos voltados à culinária como omelete de peixinho/pulmonária, geleia de hibisco ou malvavisco, pão de Ora-Pro-Nóbis, salada Panc, sais de ervas.

Na quarta-feira, dia 08, as aulas foram sobre as plantas medicinais. Na oportunidade foram preparados xaropes, pomadas antibióticas, sabonetes, cremes e extratos. Xarope de cerveja preta, xarope de pimenta, mel e limão, sabonete com calêndula e camomila, pomada antibiótica, pomada milagrosa, creme para dores e pancadas.

De acordo com a diretora de cultura, Francieli Beal, as oficinas estão sendo muito participativas, com muito conhecimento adquirido e muita troca de experiência entre os participantes, e reitera que haverá outras oficinas que abordarão temas sobre jardinagem e organização.