24 de junho de 2022

O IPTU/2022 já está disponível para pagamento no município de Barracão

Diferente de anos anteriores, os carnês físicos não serão entregues, podendo ser emitidos on-line ou diretamente na secretaria de tributação

O IPTU/2022 já está disponível para pagamento no município de Barracão

O município de Barracão, através da secretaria de Tributação e Fiscalização, comunica aos contribuintes, que os carnês de IPTU 2022, já estão disponíveis para emissão. Neste ano, diferente dos demais não serão entregues os carnês físicos, a emissão deverá ser feita através do site da prefeitura ou diretamente no setor de Tributação, as informações são do secretário da pasta, Ivanor Kist.

“Esse ano tivemos algumas mudanças, que tem a ver com um novo sistema de tributação, através do qual não há mais a emissão dos carnês, ao invés disso o contribuinte deverá retira-lo através do site do município informando, no caso de empresas, o CNPJ e se for pessoa física colocando o CPF”, explicou o secretário.

Ivanor ainda deu detalhes das formas de pagamento, que também devem ser selecionadas através do novo sistema.

“Antes da emissão do carnê, o contribuinte ainda poderá escolher entre duas opções, em cota única ou em até 5 parcelas. Lembrando que fazendo o pagamento em cota única e pagando até a data do vencimento, em 11 de julho, o contribuinte terá 15% de desconto no imposto”, detalhou Ivanor.

O secretário destacou ainda que aqueles contribuintes que não tiverem ou não conseguirem o acesso através do site da prefeitura, poderão buscar ajuda diretamente no setor de tributação.

“Aquelas pessoas que tiverem uma maior dificuldade podem vir até que nossa equipe está para atender a população. Inclusive a pedido do prefeito teremos uma pessoa para atender esses contribuintes ao meio dia, sabemos que alguns trabalham e não conseguem vir no horário comercial, então estaremos disponibilizando um funcionário para fazer esse atendimento diferenciado”, destacou ele.

Conforme o secretário, o pagamento do IPTU é um valor que retorna a comunidade, em forma de obras e melhorias para todo o município.

“O IPTU é um imposto que é 100% do município, e quando o contribuinte faz sua parte pagando esses valores, esse dinheiro acaba retornando para a população através de melhorias nas estradas, na merenda escolar do seu filho que está na escola, no uniforme que ele recebe, no remédio nos postos de Saúde, na realização de exames, em Assistência Social, e vários outros setores. Além de que fazendo o pagamento regular do imposto, o contribuinte pode participar de processos licitatórios com o município, lembrando que com cada um fazendo sua parte a nossa comunidade só tem a ganhar”, finalizou Ivanor.