13 de maio de 2022

Município de Bom Jesus do Sul participa de seminário APS

O município de Bom Jesus do Sul, participou do evento representado pela secretária do departamento de Saúde, Marilene Deola

Município de Bom Jesus do Sul participa de seminário APS

O município de Bom Jesus do Sul representado pelo departamento de Saúde participou nos dias 05 e 06 de maio, do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária em Saúde (APS). O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde, com o apoio da secretaria de Estado de Saúde do Paraná – SESA, e o Conselho de Secretarias Municipais do Paraná – Cosems/PR.

Ao todo, cerca de 300 gestores e técnicos estaduais, federais e municipais das macrorregiões leste e oeste do Estado estiveram reunidos em Curitiba. O objetivo é promover um debate institucional construtivo entre as três esferas para qualificar os processos de trabalho da APS a partir da melhoria dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil.

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da APS, que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, agora, o financiamento passa a ser distribuído com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Durante o Seminário o secretário de Estado da Saúde, César Neves, destacou a importância da ação para esclarecer os critérios de financiamento e aplicar as novas diretrizes de forma unificada em todos os municípios. 

O secretário de Atenção Primária à Saúde do ministério da Saúde, Raphael Câmara, explicou que o seminário é uma forma de capacitar e melhorar os indicadores da APS de todo o Brasil.

O departamento de Saúde do Município de Bom Jesus do Sul tem proporcionado condições para que os profissionais possam continuar desenvolvendo o trabalho para manter e melhorar os indicadores, que pode ser verificada mediante os resultados obtidos no momento em que o município atingiu 100% da meta em todos os sete indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde.

Mediante os resultados obtidos, o departamento de Saúde foi agraciado com um convite da secretaria de Estado da Saúde do Paraná e ministério da Saúde, à realizar uma apresentação durante o Seminário de Qualificação dos Indicadores de Desempenho explanando como foi possível o alcance dos bons resultados considerando as ações e atividades realizadas pela equipe de Saúde no município.

A enfermeira Dilvani S. Gonçalves, falou sobre a metodologia de trabalho utilizada para atingir bons resultados no indicador de Atenção à Saúde da Mulher – Cobertura do Citopatológico.  Destacou também o envolvimento de todos os integrantes da equipe para a obtenção dos resultados

De acordo com a chefe do departamento de Saúde Marilene dDeola, “é na Atenção Primária que podemos fazer a diferença e impactar nos indicadores de qualidade de vida e de saúde. E os resultados obtidos no monitoramento do Programa Previne Brasil são resultado do trabalho de uma equipe comprometida não somente com números ou metas, mas principalmente com a qualidade de vida de nossa gente especialmente os usuários do SUS”.

Município participou do evento promovido pela Sesa, representado pela chefe do departamento de Saúde, Marilene Deola. Foto: Divulgação