JORNAL DA FRONTEIRA, 21 de janeiro de 2022
14 de janeiro de 2022

Melhoria na Estação de Tratamento d’água garante aproveitamento de 200 mil litros ao dia

São José do Cedro. Com a água potável extra foi possível reduzir o tempo de captação

Melhoria na Estação de Tratamento d’água garante aproveitamento de 200 mil litros ao dia

Um trabalho feito junto à Estação de Tratamento d’água do Semae na Linha Santa Rita, em São José do Cedro, vai garantir o aproveitamento da água que até então era desperdiçada. O investimento foi de cerca de R$ 60 mil.

Conforme o diretor do Semae, Osvaldir Boff, desde o ano passado, foram feitas melhorias no local, como compra de equipamentos novos e também de produtos para o tratamento da água. Ele esclarece que um problema era a água “que sobrava” e que não poderia ser despejada novamente junto ao Rio das Flores. A alternativa então foi filtrar e também fazer o tratamento deste volume.

Ele explica que ao longo de 2021 foram feitos trabalhos com os técnicos do Semae, em parceria com a secretaria de Obras, para nivelamento do local e demais intervenções no terreno. Também houve compra de equipamentos que chegaram nos últimos dias para finalização do projeto.

Boff destaca que a partir de agora, com os cerca de 200 mil litros d’ água potável extras, também foi possível reduzir o tempo de captação junto à estação na Linha Santa Terezinha.

Ele comenta que em períodos como este, de estiagem, a procura por cargas d’água também cresceu e essa capacidade maior tem ajudado a manter o sistema de distribuição.