28 de julho de 2022

Como está o cenário de candidatos ao governo em SC até o momento

Santa Catarina pode ter nove (até dez) candidatos a governador a confirmar as tendências de hoje. Se for este número teremos batido o recorde de candidatos

Como está o cenário de candidatos ao governo em SC até o momento

Até o momento as eleições para o governo de Santa Catarina têm definidos seis nomes. São eles: Alex Alano (PSTU), Carlos Moisés (Republicanos), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (UB), Décio Lima (PT) e Odair Tramontin (NOVO).

A tendência é de que outros três (quatro) confirmem suas candidaturas: Jorge Boeira (PDT), Jorginho Melo (PL) e Ralf Zimmer (Pros). O PCO apenas sinalizou candidatura, nada confirmou ainda.

Os candidatos Alex Alano (Gabriela Santetti), Carlos Moisés (Udo Döhler), Gean Loureiro (Eron Giordani) e Odair Tramontin (Ricardo Althoff) possuem candidato a vice-governador definido. Pela ordem, ainda, os três primeiros já tem candidato ao Senado definidos. Gilmar Salgado, Celso Maldaner, Raimundo Colombo estão nas chapas do PSTU, do Republicanos/MDB e do União Brasil/PSD.

As candidaturas que estão pendentes de confirmação são as de Jorge Boeira (PDT), Jorginho Melo (PL) e Ralf Zimmer (Prós). O PCO vem anunciando que terá candidatos na majoritária, sem entretanto permitir especulações sobre nomes.

O PP de Esperidião Amin está prestes a confirmar o vice vindo do PSDB e o deputado Kennedy Nunes (PTB) candidato ao Senado. O PDT de Jorge Boeira alinhou conversa com o também trabalhista médico de Joinville Dalmo Claro de Oliveira para ser candidato a vice-governador.

Desde o ano de 2006 Santa Catarina teve sempre oito candidaturas a governador. Nas eleições anteriores (1998 e 2002) foram apenas seis candidaturas a governador. Se forem confirmados nove candidatos a governador será o maior número de todas as eleições desde a redemocratização.

Há ainda a possibilidade, se o PCO escalar mesmo candidato ao governo, de Santa Catarina chegar a marca de dez candidatos a governador.

Fonte: ND +