21 de junho de 2022

Barracão realiza campanha de combate às Hepatites Virais

Além da campanha de combate às hepatites, estão sendo realizados exames gratuitos para identificar Hepatites B e C, Sífilis e HIV

Barracão realiza campanha de combate às Hepatites Virais

Em Barracão, junho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, essa campanha tem como finalidade alertar a população sobre os riscos da doença, a hepatite é uma inflamação do fígado e nem sempre apresenta sintomas. Por conta disso, é necessário se atentar as formas de prevenção e incentivar a vacinação contra as hepatites A e B.

Neste mês de luta contra as hepatites virais, a secretaria da Saúde de Barracão, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Divep, orienta ações de combate à doença através de campanhas de prevenção, testagem e vacinação, tendo em vista que são estratégias efetivas para evitar ou minimizar o risco de adoecimento da população.

“As hepatites virais são doenças provocadas por diversos agentes etiológicos conhecidos como vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV) e são um grande problema de saúde pública, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, destacando os tipos B e C, que são dois tipos de vírus que mais preocupam as autoridades sanitárias, uma vez que podem evoluir e se tornarem crônicos, causando graves problemas no fígado, como cirrose e câncer”, explicou a enfermeira Cledir Busatto, responsável pelo setor de epidemiologia do município.

A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez.

Diante de tal situação a enfermeira destaca que durante o mês de junho a secretaria de Saúde estará realizando também testes rápidos para identificar a doença. Nos postos de Saúde estão sendo oferecidos testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.

“Vale ressaltar que, para todos os tipos de hepatites virais, o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece o diagnóstico, através dos testes rápidos e/ou sorologias e, caso seja necessário, disponibiliza o tratamento para a doença. Durante todo o mês os pacientes podem procurar o posto de Saúde e fazer o teste rápido, através de uma picadinha e cerca de cinco minutos o paciente já sai com o resultado. Para aqueles casos positivos é realizado o devido encaminhamento para que o paciente tenha o devido acompanhamento”, destaca a enfermeira.

Para os casos de sífilis e HIV, é adotado o mesmo procedimento, sendo ainda realizados exames complementares para saber o estado geral do paciente, que é encaminhado para o médico que dará continuidade ao tratamento necessário.

Vale lembrar que além da campanha do Junho Amarelo, o município através do setor de Saúde continua com as campanhas de vacinação contra a Covid-19, e também da gripe.

“No último sábado nossas equipes estiveram trabalhando justamente para poder alcançar um público maior, tendo em vista que foi liberada mais uma dose de reforço da vacina da Covid-19, para pessoas acima de 50 anos e profissionais de Saúde. Foi também liberada a vacina da gripe para todas as faixas etárias”, comentou Cledir.

Os pacientes que queiram receber as vacinas os fazer os testes rápidos devem procurar seu Posto de Saúde, munidos de algum documento pessoal, carteirinha de vacinação, cartão SUS e cartão da família, nos horários de 7h30 à 11h30 e das 13h às 17h.

Vale destacar também, que o uso de máscara nos postos de saúde e hospital voltou a ser obrigatório devido ao aumento de casos de síndromes gripais.