20 de junho de 2022

Alunos de Cedro realizam atividade com plantas alimentícias não convencionais

Após a prática os alunos da Casa Familiar fizeram a degustação e posteriormente a avaliação dos pratos e da atividade

Alunos de Cedro realizam atividade com plantas alimentícias não convencionais

Na última semana, os jovens do segundo ano da Casa Familiar Rural de São José do Cedro, apresentaram na disciplina de Atividade na Comunidade, sob orientação da professora Kelli Schneider o trabalho envolvendo as Plantas Alimentícias não Convencionais – PANCs.

As PANCs vêm ganhando um grande espaço na alimentação da população devido ao seu grande valor nutricional e os benefícios, essas plantas possuem teores de minerais, fibras, antioxidantes e proteínas significativamente maiores quando comparadas com plantas domesticadas.

Conforme explica a professora, durante as aulas e na semana de alternância na propriedade os jovens pesquisaram e aprofundaram o conhecimento que envolvem características científicas, cultivo e manejo e buscaram as plantas para realizar o preparo de pratos.

O objetivo desta atividade é de envolver os jovens e suas famílias para que estas percebam que a alimentação pode ter grande variedade, principalmente com plantas que estão presentes no cotidiano e que muitas vezes não são valorizadas, demonstrando aos estudantes que estas plantas podem ser espontâneas, cultivadas, nativas ou exóticas.

Na oportunidade os jovens fizeram o preparo de vários pratos entre eles o suco de Ora-pro-nóbis, peixinho ou pulmonária, batata-cream em conserva, palmito de bananeira refogado, pastel de coração de bananeira, e flor de abóbora empanada. 

Após a prática os alunos fizeram a degustação e posteriormente a avaliação dos pratos e da atividade, todos demonstraram muito interesse e se empenharam na realização. A professora ainda comenta que os alunos se mostram receptivos às atividades que envolvem teoria e prática.