Siga as nossas redes sociais



EDIÇÃO IMPRESSA

jornaldafronteira sim

Você sabe o que é câncer de boca?

16 Novembro 2018 10:49:00

Foto: Internet

O câncer de boca está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observadas gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

Um dos assuntos que mais ganha espaço nesta data é a limpeza diária dos dentes, fundamental não só para o bem-estar como também para a prevenção de doenças. A falta de higiene bucal interfere em nossa saúde física e social. A má higienização compromete o hálito e a boa aparência dos dentes. Além disso, pode trazer diversos problemas como: cárie, gengivite, tártaro, periodontite, perda dos dentes e, em alguns casos, até endocardite bacteriana, uma infecção causadas por micro-organismos que podem ir da boca à parede do coração ou à válvula cardíaca.

Segundo dados do SB Brasil 2010, apesar da diminuição, a doença cárie ainda é uma realidade e o país segue com um grande número de indivíduos desdentados. Pessoas que não possuem todos os dentes saudáveis acabam evitando certos alimentos essenciais à saúde, como: carnes, verduras cruas e frutas, devido à dificuldade em mastigar. Cada dente tem uma função específica na mastigação e a ausência de apenas um deles pode comprometer o processo digestivo.

Problemas mais comuns

Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada consumo de alimentos com açúcar, como doces, guloseimas, refrigerantes, dentre outros ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).

Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.

Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

Placa dental: é o conjunto de micro-organismos que coloniza a cavidade bucal. A placa dental fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e/ou formação de tártaro.

Tártaro: é o endurecimento da placa dental na superfície dos dentes.

Câncer de boca: crescimento desordenado (maligno) de células que pode ocorre principalmente em pessoas que fumam, bebem ou que tenham HPV. O principal grupo de risco são as pessoas que fumam e bebem (efeito potencializado).

Prevenção de problemas bucais:

Eliminação da placa dental por meio de escovação adequada e do uso do fio dental regularmente;

Limpeza da língua, utilizando a própria escova um raspador para tirar a saburra lingual (placa bacteriana sobre a língua de aspecto amarelado);

Consumo moderado do açúcar evitando seu consumo excessivo;

Utilização adequada do flúor, como o encontrado em pastas de dente;

Evitar o uso de próteses mal ajustadas;

Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;

Ir ao dentista regularmente.



Dionísio Cerqueira (SC) - Barracão (PR)
(49) 3644-1724 - editoria@jornaldafronteira.com.br
História | Contato