Tumba de 4 mil anos emerge após séculos desaparecida

Foto: Sean Mac

Na paisagem verdejante da Irlanda, um mistério arqueológico cativou a atenção dos pesquisadores e entusiastas da história. A tumba de 4 mil anos, conhecida como Altóir na Gréine, cujo significado em irlandês é “Altar no Sol”, foi recentemente redescoberta após mais de um século de ser considerada perdida. Esta descoberta não apenas desafia as suposições anteriores sobre seu desaparecimento, mas também oferece uma visão fascinante da antiga cultura e tradições funerárias da Irlanda.

O Altóir na Gréine foi inicialmente registrado por Georgina Chatterton em 1838, quando ela descreveu a estrutura como um antigo altar usado para sacrifícios ao sol. No entanto, em 1852, o pesquisador Richard Hitchcock declarou que o túmulo havia sido desmontado, levando muitos a acreditar que estava perdido para sempre. Entretanto, o arqueólogo Billy Mag Fhloinn, da Sacred Heart University, não se conformou com essa conclusão e iniciou uma busca para desvendar o mistério por trás do desaparecimento do Altóir na Gréine.

Utilizando tecnologia moderna e seu conhecimento especializado, Mag Fhloinn criou um modelo fotogramétrico da área onde a tumba estava localizada. Após avistar uma pedra que correspondia ao esboço de Chatterton, ele contatou as autoridades arqueológicas irlandesas. Após uma inspeção cuidadosa, a redescoberta da tumba foi confirmada. No entanto, alcançar o local exigiu habilidades e manobras criativas, incluindo escalar cercas de arame farpado.

A tumba, situada no topo de uma colina perto de Ballyferriter, revela-se como um exemplo de uma tumba em cunha, uma estrutura funerária comum na região. Datada entre 2500 a.C. e 2000 a.C., sua designação como “Altar do Sol” sugere uma possível conexão com alinhamentos astronômicos antigos. A descoberta será agora registrada no banco de dados de monumentos da Irlanda, garantindo sua preservação e proteção para as gerações futuras.

A redescoberta da tumba de 4 mil anos Altóir na Gréine representa não apenas uma vitória para a arqueologia, mas também uma oportunidade única de mergulhar no passado distante da Irlanda. Este emocionante achado destaca a importância de questionar suposições antigas e explorar continuamente o desconhecido. À medida que os arqueólogos desenterram os segredos desta antiga estrutura, somos lembrados da riqueza da história e da cultura que moldaram a terra verde da Irlanda ao longo dos milênios.

...