Siga as nossas redes sociais



EDIÇÃO IMPRESSA

jornaldafronteira sim

Chá Preto Emagrece mesmo?

01 Novembro 2018 14:02:55

Foto: Internet

Assim como o chá verde e chá branco, o chá preto é feito a partir da erva Camellia Sinesis. Sua produção é feita com as folhas mais velhas da planta e também passa por uma maior fermentação, o que deixa esse chá com efeito anti-inflamatório menor que os outros dois, porém com uma concentração muito alta de cafeína. Por ser uma bebida com quantidades imensas de cafeína em sua composição, o chá preto tem efeito estimulante do organismo, aumentando assim o nível metabólico do corpo - auxiliando na queima de calorias e eliminação destas através da urina. Além disso, o chá preto também contém substâncias chamadas catequinas, são tipos de polifenóis, que reduzem o apetite e também diminuem as gorduras.

A ação das catequinas junto com a grande quantidade de cafeína faz com que o chá preto iniba a ação de determinadas enzimas do corpo e, consequentemente, além de acelerar o processo metabólico das gorduras também reduz que novas gorduras se acumulem. Porém, toda essa ação do chá preto só promove um emagrecimento eficaz se for combinada com uma prática de exercícios físicos.

Outros benefícios do chá preto

Melhora o humor: O chá preto possui um aminoácido chamado L-teanina, que age no cérebro favorecendo o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina produzindo uma sensação de bem estar e relaxamento.

Bom para os pensamentos: o chá preto melhora os níveis de atenção, concentração e memorização. Os pensamentos ficam mais rápidos e claros, e por isso é um dos chás mais utilizados por estudantes. Esses efeitos são decorrentes da cafeína combinada com seus efeitos antioxidantes.

Fortalece os dentes: é rico em potássio e magnésio, protetor dos músculos, dentes e nervos, além de conter flúor.

Diurético: o chá preto, como um estimulador do organismo e antioxidante, tem ação diurética.

Previne doenças cardiovasculares: Seus polifenóis bloqueiam a ação do colesterol ruim, LDL e fortalece as veias e artérias. Além disso, sua cafeína ajuda na dilatação coronária, melhorando a saúde do coração.

Bom para o cérebro: seus efeitos antioxidantes são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres no cérebro, protegendo-o e diminuindo a velocidade de envelhecimento. Assim, o chá preto é capaz de prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson.

Previne o câncer: A ação antioxidante do chá preto contra os radicais livres previne o desenvolvimento de células com mutações danosas. Dessa forma, o consumo do chá preto pode também prevenir o desenvolvimento de câncer.

Benefícios do chá preto no emagrecimento

O chá preto pode ser um excelente aliado na perda de peso de diversas formas. Primeiramente ele contém catequinas, que são tipos de polifenóis que combatem a retenção de líquidos, eliminando aquele inchaço abdominal decorrente de algum processo inflamatório, reduz as celulites, reduz a absorção de gorduras e ajuda a inibir o apetite. Só essas funções já tornam o chá preto um dos preferidos das mulheres. Pelo fato de a maior parte dos líquidos retidos e dos processos inflamatórios internos resultarem em um inchaço na região do abdômen, o chá preto é um dos melhores chás na diminuição de medidas localizadas, especialmente barriga e cintura.

Outra substância contida em grande concentração no chá preto é a cafeína, sendo maior do que no chá branco, chá verde e até mesmo no café. A concentração de cafeína no chá verde é altíssima e, por isso, quando ingerida, além de melhorar a atenção e concentração, estimula o funcionamento do metabolismo, forçando-o a queimar mais gordura do que o normal. Por oferecer esse pico de energia, o chá preto é uma ótima escolha para se tomar antes de exercícios físicos, aumentando o rendimento.



Dionísio Cerqueira (SC) - Barracão (PR)
(49) 3644-1724 - editoria@jornaldafronteira.com.br
História | Contato