Colunista

Coluna Espaço livre

13 Abril 2018 10:10:58

Paradoxo: Qualquer crise econômica é extremamente concentradora de renda.

Paradoxo

Qualquer crise econômica é extremamente concentradora de renda.

Corrupção

Sem entrar no mérito se foi justo ou injusto, se tinha que ser ou que não ser, o fato é que prisão de Lula, além de dividir e mobilizar a Nação entre os prós e os contras, inegavelmente é um divisor de águas na justiça e na política brasileira. Claro que só o Lula é pouco, tem muita gente, muitos partidos, todos tão envolvidos quanto Lula e o PT. Mas é um começo, sem nenhuma dúvida, uma porta que começa a se abrir mostrando que não existem impuníveis. E justamente, a partir de agora, o Brasil terá que mostrar à comunidade internacional, e ao próprio país, que não será só Lula. Isso tem que ser uma questão de honra. A justiça terá que parar de arquivar processos contra A, B ou C, e começar a prender e punir os outros e todos. Se não fizer isso, a repercussão será muito negativa e a credibilidade do Brasil, que já é baixa, despencará ainda mais. Se não fizer, ficará claro que a questão era mesmo contra Lula e o PT e não contra a corrupção e a imoralidade na política e na justiça.

A prisão de Lula também abre caminho para que esquemas que eventualmente possam existir em alguma prefeitura ou câmara de vereadores, e quem sabe até em algum governo de estado, sejam também investigados e, se necessário, os responsáveis também punidos. Isso precisa acabar de vez e é exatamente isso que se espera, de agora para frente.

Corrupção, esquemas bilionários, propina, caixa 2, desvios de dinheiro público e a impunidade, sempre correram soltos e de mãos dadas no Brasil, em todos os níveis, sempre tendo os tais "impuníveis". Isso precisa acabar de vez e é exatamente isso que se espera, de agora para frente, se ainda quisermos pensar em algo de bom para o futuro do Brasil. É preciso uma total ruptura com esse sistema.

E a sociedade brasileira, que foi às ruas pedir a prisão de Lula, tem um papel preponderante nessa mudança.

Craques

O futebol já teve muitos craques ao longo da história: Puskas, Garrincha, Pelé, Platini, Eusébio, Falcão, Zico, Maradona, Ronaldinho Gaúcho e Messi são apenas alguns exemplos. O nome do momento, sem dúvidas, é Cristiano Ronaldo. Mas qual a diferença entre o gênio, o craque e o jogador normal? Bom, o gênio, em fração de segundos, pensa em jogadas geniais e tem a capacidade para executá-las de improviso, em fração de segundos. O craque, também pensa em jogadas geniais, mas não consegue executar muitas delas de improviso. Precisa treiná-las antes. O jogador normal faz o normal. Não faz nada de gênio e nem de craque, nem treinando.

BR-163 - SC-161

O trecho da BR-163, entre Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste, especialmente os trevos de Idamar e de São José do Cedro, mesmo com os maiores buracos sendo tapados na semana passada, e a SC-161, entre Flor da Serra do Sul e Palma Sola, que não teve os buracos tapados, são a cara dos governos e retratam o respeito que eles têm pela população da região.

PromoTri

A 3ª Edição da PromoTri foi um sucesso e o evento está se consolidando como uma grande feira de descontos da fronteira. A PromoTri oferece produtos de qualidade, do "entre estação" e ponta de estoque, com descontos que bateram os 50%. Conversando com alguns empresários que participaram, eles disseram que a PromoTri poderia até acontecer uma vez por mês. Parabéns à Ascoagrin, que realizou a feira de descontos, em parceria com o comércio local. Quem não participou, perdeu! Tanto comerciantes, quanto consumidores.

Lago

Sempre vou fazer uma corrida, no início da noite, no Parque Turístico e Ambiental de Integração, o chamado lago internacional da tri fronteira. Confesso que dá uma tristeza, e certa decepção, em ver, quase sempre, o lado argentino do parque no escuro, ou às vezes, parte no escuro.

Estacionamento

Essa bagunça e desordem que é o estacionamento de veículos, na rua Helmund Thiele, em Barracão, a rua do Jornal da Fronteira e do Ginásio de Esportes Bragamatte, com carros estacionados fora de padrão, dois carros ocupando a vaga de três, três ocupando a vaga de quatro, e assim por diante, só vai terminar quando forem pintadas as faixas de estacionamento. Não sei por que ainda não foram pintadas, já que a rua teve recapeamento asfáltico ainda no ano passado.

Paraná

Todo mundo quer ver o seu estado no ponto alto do pedestal. Mas, a bem da verdade, o Paraná hoje tem a 4ª maior economia do Brasil (atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro); é o 3º maior polo produtor automotivo do país (fábricas de caminhões, ônibus, automóveis e máquinas agrícolas - atrás de São Paulo e Minas Gerais); nos três primeiros meses de 2018, foi 3º estado que mais gerou empregos (atrás de São Paulo e do Rio Grande do Sul); é o maior produtor de grãos do Brasil; o maior produtor de frangos; o maior produtor de proteína animal; um dos maiores produtores de suínos; um dos maiores produtores de bovinos; tem a maior e mais fortalecida rede de cooperativas agropecuárias e de crédito do Brasil e tem a maior cooperativa da América Latina.

Família

Qual o conceito de família? Uma família é formada por quais pessoas? Bom, quando estudei, na PUC de Campinas-SP, eu formava uma família de oito pessoas, todos homens, que moravam em uma república. Quando me casei, eu formei uma família de pai, mãe, filha e filho. Aos 28 anos, minha esposa faleceu e a família ficou formada por eu, filha e filho. O conceito de família mudou muito e nenhum tipo de família deve ser excluído.

Família não é ter o mesmo sobrenome; não é ser formada por tais pessoas. Hoje tem família de mãe, pai e filhos; família de mãe e filhos; família de pai e filhos; família de avós e netos; tem até família de apenas filhos ou apenas de pais. Tem família de pessoas do mesmo sexo e filhos; tem família de amigos e filhos; tem família de creche e filhos. Família é ser lar, é amor, é abrigo, é suporte, é base, é cuidado, é atenção, é compreensão, é respeito, é tolerância, é diálogo, é ensinar responsabilidades e deveres, é ensinar limites, é conversa franca, é indicar caminhos, é transmitir valores, é promover conhecimento, é dar dignidade, é confiança, é harmonia, é equilíbrio. Família é muita coisa, menos apenas ter apenas o mesmo sobrenome; menos ser apenas formada por tais gêneros (iguais ou diferentes) de pessoas.

Reforço de Peso

Em silêncio, Osmar Dias reforça sua campanha. Na semana passada, agregou um nome de peso ao seu grupo. O empresário Oriovisto Guimarães, que construiu um mega sistema de educação, o Positivo, e que deverá ser candidato a senador na chapa de Osmar Dias. A ideia é que Guimarães leve consigo boa parcela das gerações que estudaram, e estudam no Positivo. Isso reforçaria Osmar em Curitiba, por exemplo, um ponto estratégico para sua campanha.

Nome de Peso

Com a saída do Lula da disputa presidencial neste ano, o franco favorito passa a ser Bolsonaro. Mas eu ainda penso que os principais partidos políticos possam se unir em torno de um nome de consenso, que tenha bom diálogo, tanto com a esquerda quanto com a direita, com o objetivo de evitar que Bolsonaro seja eleito. Afinal, em meio à maior crise econômica e política que o Brasil já enfrentou, tudo o que o país não precisa como presidente é de um populista, que fala aquilo que o povo quer ouvir. Se esse consenso realmente vier a acontecer, Álvaro Dias e Joaquim Barbosa são duas boas opções.


Imagens






Dionísio Cerqueira (SC) - Barracão (PR)
(49) 3644-1724 - editoria@jornaldafronteira.com.br
História | Contato