Siga as nossas redes sociais



EDIÇÃO IMPRESSA

jornaldafronteira sim

Colunistas

Colunista Luiz Veroneze

05 Setembro 2018 21:25:57

Entrevistas

Na edição da semana que vem, que circula no dia 13 de setembro, o Jornal da Fronteira publica as entrevistas com os candidatos ao Governo de Santa Catarina: Mauro Mariani (MDB), Gelson Merísio (PSD) e Décio Lima (PT). Cada um destes três primeiros colocados nas pesquisas terá uma página inteira para responder diversas perguntas. Os demais candidatos, Ângelo Castro (PCO), Camasão (PSOL), Comandante Moisés (PSL), Ingrid Assis (PSTU), Jessé Pereira (Patriotas) e Portanova (Rede), serão publicados na edição do dia 4 de outubro.


Independência ou morte

O incêndio que destruiu parte da história brasileira junto com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, simboliza o espírito nacional que vivemos, de perda de valores e princípios, de uma sociedade que adoece rapidamente, em todos os sentidos. Se no dia 2 de setembro de 1822, Maria Leopoldina, então princesa regente do Brasil por conta de uma ausência de Dom Pedro, assinou no prédio histórico de 200 anos o decreto da Independência, declarando o País separado de Portugal, agora, no dia 2 de setembro de 2018, temos a morte de 'muito' de nossa memória, de nossa história e de nossas origens. Algumas peças que foram queimadas eram únicas, e jamais, na história da humanidade, serão vistas novamente. O incêndio no Museu Nacional tem um impacto como o incêndio na Biblioteca de Alexandria do ano 642, que destruiu centenas de papiros únicos.

O Grito do Ipiranga, que vamos comemorar nesta sexta-feira, dia 7, foi graças ao decreto de independência da princesa Maria Leopoldina, proclamado às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.


Pesquisa no Paraná

Saíram duas pesquisas avaliando o cenário político no Paraná. A primeira, no dia 4, feita pelo Ibope, encomendada pela RPC/TV. A segunda no dia 5, feita pela Radar Inteligência, de Francisco Beltrão, encomendada pela ADI/PR (Associação dos Jornais Diários do Interior).

Na pesquisa da Radar, Ratinho Junior (PSD) lidera com 40,4% das intenções de voto. Cida Borghetti (PP) aparece em segundo lugar com 15,5% dos votos, seguida por João Arruda (MDB), com 5,1% e Dr. Rosinha (PT), com 3,3%.

Na pesquisa do Ibope, Ratinho Junior, aparece com 42%, seguido por Cida Borghetti, com 13%, João Arruda, com 6% e Dr. Rosinha, com 4%. De acordo com o Ibope, depois vem Ogier Buchi (PSL): 1%, Professor Piva (PSOL): 1%, Professor Ivan Bernardo (PSTU): 1%, Priscila Ebara (PCO): 1%, Jorge Bernardi (Rede): 1%, Geonísio Marinho (PRTB): 0%, Brancos/nulos: 16%, Não sabe: 14%.

O Ibope destaca, para o Senado, que Requião (MDB) abre uma larga vantagem sobre os demais, que nestas eleições elege dois Senadores. Roberto Requião (MDB): 43%; Beto Richa (PSDB): 28%; Flavio Arns (REDE): 17%. 

Em seguida, aparece Alex Canziani (PTB): 11%; Professor Wilson Picler (PSL): 4%; Mirian Gonçalves (PT): 3%; Nelton (PDT): 3%; Oriovisto Guimarães (Podemos): 3%; Zé Boni (PRTB): 3%; Rodrigo Tomazini (PSOL): 3%; Rodrigo Reis (PRTB): 2%; Roselaine Barroso (Patriotas): 2%; Compadre Luiz Adão (DC): 1%; Gilson Mezarobba (PCO): 1%; Jacque Parmigiani (PSOL): 1%;

A pesquisa do Ibope aponta margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.204 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 1 e 4 de setembro. Registro no TRE: PR-04985/2018. Registro no TSE: BR-01988/2018.

A pesquisa da Radar Inteligência foi registrada no TRE com o número PR-01900/2018, e ouviu 1494 eleitores, com 16 anos ou mais, de todas as regiões do estado entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 2,6% para mais ou para menos. 

Os números acima representam a entrevista estimulada da pesquisa, onde o entrevistador fala os nomes disponíveis. Na pergunta espontânea, onde o entrevistador não fala nomes, 57% dos eleitores não souberam responder, por não saber quem são os candidatos. 

Ratinho cresceu bastante, assim como cresceu o candidato ao Senado, Requião. O contraponto paira no ar. Destes 43% dos possíveis eleitores do Requião ao Senado quantos votarão em João Arruda para governador, que hoje aparece só com 6%?

Dionísio Cerqueira (SC) - Barracão (PR)
(49) 3644-1724 - editoria@jornaldafronteira.com.br
História | Contato